O levantamento mostrou ainda que 45,7% dos entrevistados ludovicenses afirmaram nunca ter realizado compras pela internet.
O levantamento mostrou ainda que 45,7% dos entrevistados ludovicenses afirmaram nunca ter realizado compras pela internet.
Com 81,08% dos consumidores preferindo realizar compras em lojas de rua, São Luís mostra que o comércio físico segue dominante na capital maranhense. O dado consta em uma pesquisa inédita realizada pela plataforma Qi Mercado e contrasta com o avanço do comércio eletrônico no Brasil e no mundo.
O levantamento mostrou ainda que 45,7% dos entrevistados ludovicenses afirmaram nunca ter realizado compras pela internet. O número evidencia que, apesar do avanço da tecnologia e das discussões globais sobre inteligência artificial e digitalização do varejo, uma parcela significativa da população ainda mantém hábitos de consumo baseados no contato direto com o produto e no atendimento pessoal.
A pesquisa foi divulgada, nesta terça-feira (3), às vésperas do relançamento da plataforma Qi Mercado, marcado para esta quarta-feira (4), em um café da manhã com profissionais da comunicação e empresários de São Luís, a partir das 8h30, no Blue Tree Hotel.
Os resultados indicam um cenário claro para empresários e comerciantes: investir na experiência física, no atendimento “olho no olho” e na acessibilidade dos pontos de venda tradicionais (PDVs) segue sendo estratégico em São Luís. Elementos como localização, relacionamento com o cliente e confiança continuam sendo decisivos no momento da compra.
Com apoio do Sebrae Maranhão, a primeira edição da nova série apresenta um retrato detalhado sobre como o consumidor da capital maranhense consome mídia, toma decisões de compra e se relaciona com marcas e canais de comunicação.