Pequenos e médios empresários do setor de bares e restaurantes participaram, nesta segunda-feira (17), do evento iFood Empreenda Maranhão, realizado pelo iFood, em parceria com o Sebrae, o Governo do Maranhão e a Abrasel. A programação incluiu palestras e workshops sobre inovação, planejamento e crescimento no mercado gastronômico.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp.
Entre os temas abordados, estavam a reforma tributária e o impacto do IVA Dual, o uso da inovação para pequenos restaurantes, planejamento de escala de negócios e a construção de uma marca forte no setor de food service.
O empresário Lula Fylho, CEO dos restaurantes Casa de Juja, Numar e Kanaloa, foi um dos palestrantes do evento e destacou a importância do programa Sebraetec para o desenvolvimento do setor. Segundo ele, a iniciativa oferece consultorias de alto nível a preços acessíveis.
Já o empreendedor Joel Neto, dono da hamburgueria Chef’s Burguer, ressaltou que eventos como o iFood Empreenda Maranhão ajudam os empresários a se manterem atualizados sobre as tendências do mercado. “O mercado está em constante evolução, e é fundamental que o empreendedor busque conhecimento para melhorar as vendas e garantir o sucesso do negócio”, afirmou.
Crescimento do Delivery em São Luís
O setor de delivery segue em expansão na capital maranhense. Segundo dados do iFood, o total de pedidos feitos por meio da plataforma cresceu mais de 23% em 2024, em comparação com 2023. São Luís está entre as 10 cidades do Nordeste com maior número de pedidos.
Os três tipos de restaurantes mais procurados na plataforma são:
– Lanches – 1,8 milhão de pedidos;
– Comida brasileira – 861 mil pedidos;
– Pizza – 384 mil pedidos.
Os produtos mais vendidos na capital são hambúrgueres (1,1 milhão de unidades), cortes bovinos (510 mil unidades) e refrigerantes (460 mil unidades).
Impacto Econômico
Atualmente, os negócios cadastrados no iFood geram mais de 12 mil empregos no Maranhão e representam 0,24% do PIB estadual, segundo um estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Em todo o país, o iFood movimenta 110 milhões de pedidos por mês, com 360 mil entregadores conectados e 380 mil estabelecimentos parceiros, entre restaurantes, mercados e farmácias.