Ronaldo lamenta racismo da torcida do Valladolid contra Vini Jr: “Repugnante”

Dono do Real Valladolid, o ex-atacante Ronaldo Fenômeno utilizou as redes sociais nesta terça-feira para condenar o caso de racismo da torcida do clube contra Vini Jr, na vitória do Real Madrid sobre o rival por 2 a 0, na última sexta-feira. O mandatário ainda colocou o clube à disposição das investigações, que foram apresentadas pela liga. 

“Lamentável, repugnante, vergonhoso, inadmissível. Racistas e xenófobos não nos representam. Vini Jr, todo meu apoio, respeito e carinho. O Real Valladolid está à disposição das autoridades para colaborar na investigação para que os responsáveis ??sejam afastados do Clube. Não vamos permitir insultos racistas em nossa organização porque nossos torcedores não são assim e essas pessoas não nos representam”, escreveu Ronaldo. 

Ao ser substituído por Ancelotti no fim do segundo tempo, Vinícius Júnior caminhou pela lateral de campo quando ouviu da torcida do Real Valladolid xingamentos, como “negro de m*rda” e “macaco”. Alguns torcedores ainda arremessaram objetos no atleta e imitaram e reproduziram sons que imitam macaco.  

Também nesta terça, a organizadora do Campeonato Espanhol, LaLiga, apresentou duas denúncias sobre o caso. A primeira das duas denúncias foi feita na esfera civil, no Tribunal de Instrução de Valladolid. Ela solicitou que o tribunal investigue torcedores que xingaram Vinícius Júnior por crime de ódio. A organizadora do Campeonato Espanhol pediu ainda que a investigação seja realizada pela Procuradoria de Crimes de Ódio.

A segunda denúncia realizada foi especificamente por insultos racistas sofridos pelo jogador. LaLiga pediu que o caso seja investigado pelo Comitê de Competições da Federação Espanhola e pela Comissão Estatal contra a Violência, Racismo, Xenofobia e Intolerância no Esporte.

“LaLiga incrementará os esforços que realiza de forma contínua para erradicar qualquer tipo de violência, racismo ou xenofobia, dentro e fora dos estádios. Para isso aumentará o número de oficiais de integridade presentes nos encontros com risco de produção de insultos racistas”, declarou a liga, em nota.

Vítima desse novo episódio racista, Vinícius Júnior chegou a protestar nas redes sociais. Em uma pequena mensagem, o atacante brasileiro apontou que “LaLiga sem fazer nada” diante dos casos de racismo no Campeonato Espanhol. 

Em setembro, Vini foi alvo de racismo de Pedro Bravo, presidente da Associação Espanhola de Empresários de Jogadores. Na ocasião, o jogador fez um forte pronunciamento e disse que “a felicidade de um preto brasileiro, vitorioso na Europa, incomoda muito mais”. Ele ainda mandou um recado: “aceitem, respeitem ou surtem. Eu não vou parar de bailar”.

Tags: campeonato espanhol, ESpanha, LaLiga, racismo, real madrid, Real Valladolid, ronaldo, Vini Jr