Yago Mateus dos Santos, armador do Ratiopharm Ulm, da Alemanha, foi vítima de racismo, na última terça-feira (7), durante o duelo contra o Joventut Badalona, válido pela Eurocopa. O momento do ataque racista foi registrado pela câmera de transmissão da partida, que flagrou uma torcedora gritando “macaco” para o jogador brasileiro.

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) lamentou o caso nas redes sociais e pediu punição à agressora.

“Lamentável o caso de racismo que o nosso armador Yago Mateus foi vítima, na EuroCup. Vejam a “torcedora” ao fundo gritando “mono”. Que ela seja punida! Muita força, Yago!”, manifestou o COB.

A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) também se manifestou e pediu para que as autoridades espanholas “atuem com o rigor da lei” no caso.

“A CBB repudia veementemente o crime de racismo praticado contra o atleta Yago dos Santos, do Ratiopharm Ulm e da Seleção Brasileira, durante a partida da equipe alemã e o Badalona, na Espanha, pela EuroCup, nesta última terça-feira. O crime está gravado em vídeo e a identificação é fácil e rápida. A CBB pede que as autoridades espanholas atuem com o rigor da lei e que crimes como esse não passem mais impunes, Yago Mateus, estamos com você, e temos a certeza que NADA irá pará-lo”, declarou a CBB.

Fonte: SBT News

Tags: basquete, CBB, COB, esportes, racismo, Yago Mateus