Brasil usará uniforme preto pela primeira vez na história em ato contra racismo

A tradicional camiseta amarela da seleção brasileira será substituída por uma de cor preta durante o primeiro tempo do amistoso contra Guiné, nesta sábado, às 16h30, no estádio Cornellà-El Prat, em Barcelona, na Espanha. A iniciativa faz parte de ações da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) contra o racismo, evidenciado no esporte em casos recentes no próprio território espanhol e na América do Sul. 

Antes da entrevista coletiva de Ederson e Marquinhos na quinta-feira, o atacante Vinícius Júnior, que sofreu racismo por diversas vezes enquanto defendia as cores do Real Madrid na última temporada europeia, solicitou o espaço para um pronunciamento e reafirmou a luta pela pauta. 

Em 109 anos de história, esta será a primeira vez em que a seleção brasileira jogará com uniforme preto. A Canarinho já utilizou o branco, o azul e o amarelo como cores oficiais. O tradicional uniforme da seleção, com camisa amarela e calções azuis, foi adotado a partir de 1952, há 71 anos.

Muito além da Europa, jogos da última rodada da fase de grupos da Libertadores e da Sul-Americana reforçaram que a intolerância racial também acontece na América do Sul. Torcedores do Newell’s Old Boys, da Argentina, imitaram macacos e mostraram fotos de bananas em direção à torcida do Santos, enquanto outros torcedores do River Plate, também da Argentina, imitaram o animal em direção a ônibus de torcedores do Fluminense. 

Fonte: SBT News, Sports.
 

Tags: Brasil, futebol, racismo