Hugo Saraiva reúne 94 causos do esporte maranhense no segundo volume do “Almanaque do Futebol Maranhense Antigo: Pequenas Histórias”
-dezembro 4, 2025
Hugo Saraiva reúne 94 causos do esporte maranhense no segundo volume do “Almanaque do Futebol Maranhense Antigo: Pequenas Histórias”
Como uma paixão centenária em todo o país, o futebol acumula uma imensidade de histórias e personagens que vão muito além dos placares. Foi pensando em reunir uma parte desses episódios que o escritor Hugo Saraiva idealizou o “Almanaque do Futebol Maranhense Antigo: Pequenas Histórias Volume 2”. O livro dá continuidade a um projeto de documentação de bastidores e causos que muitas vezes passam batidos pelo grande público.
A coletânea explora 94 histórias que se passaram dentro e fora dos gramados, contadas com o auxílio de ex-jogadores, dirigentes, torcedores e jornalistas que contribuíram e seguem atuantes na construção de verdadeiros folclóricos do futebol maranhense. Além disso, o trabalho foi possível com pesquisas em jornais, revistas e documentos variados.
O livro é o sétimo lançado por Hugo Saraiva, que iniciou a trajetória de escritor em 2011 com o lançamento de “Sampaio Corrêa: uma Paixão dos Maranhenses”. A obra foi utilizada como trabalho de conclusão de curso na licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Maranhão.
Mesmo torcedor da Bolívia Queria, Saraiva não deixou o clubismo falar mais alto e concluiu a trilogia sobre os grandes clubes de São Luís nos anos seguintes com “Memória Rubro-Negra: de Moto Club a Eterno Papão do Norte” e “Salve, Salve, meu Bode Gregório: a História do Maranhão Atlético Clube”.
Entre outros trabalhos, como no futsal escolar, o educador físico e escritor sempre teve em mente o desejo de contar mais histórias do futebol local, tanto em São Luís quanto no interior. Apesar do árduo trabalho documental, o autor contou com relatos enriquecedores que possibilitaram a produção do almanaque.
“Muita coisa ficou de fora da primeira edição, foi impossível condensar um material ainda maior em poucas páginas. Para contar melhor sobre as noventa e quatro novas histórias selecionadas e que constam neste livro, reuni um time de peso, com grandes craques do passado, inúmeros torcedores, ex-dirigentes, radialistas, jornalistas, historiadores, ex-árbitros e tantas outras fontes que conversei para esta publicação”, contou.
