Barbie é banido no Vietnã por exibir cena que privilegia China em disputa territorial

O Vietnã informou, nesta segunda-feira (03), que não irá exibir o filme Barbie, da Warner Bros, nos cinemas. A decisão se deve a uma cena em que um mapa da Ásia é exibido, atribuindo uma zona marítima em disputa à China. A produção, estrelada por Margot Robbie e Ryan Gosling, estava programada para estrear em 21 de julho.

“O Conselho Nacional para Avaliação e Classificação de Filmes viu o filme e tomou a decisão de proibir sua exibição no Vietnã devido à violação da ‘linha de nove pontos'”, disse Vi Kien Thanh, diretor do Departamento de Cinema do Vietnã, ao portal de notícias Dan Tri. 

A chamada linha de nove pontos foi imposta pelo governo da China em meados do século XX e é usada em mapas chineses para ilustrar as reivindicações sobre o Mar do Sul da China. Muitas das áreas reivindicadas pelo governo são próximas ao litoral do Vietnã, onde o país concedeu, por exemplo, concessões de petróleo.

O filme Barbie não é o primeiro a ser banido no Vietnã por conta da linha de nove pontos. Em 2019, o mesmo aconteceu com a animação Abominável, da DreamWorks, e com a aventura Uncharted, estrelada por Tom Holland. Em 2021, a Netflix também precisou remover o drama de espionagem australiano Pine Gap.

Fonte: SBT News

Tags: china, Filme da Barbie, Vietnã