Na madrugada desta sexta-feira (14), todo o Brasil poderá observar um eclipse total da Lua em suas várias fases: penumbral, parcial e total. O fenômeno deve começar por volta da 0h57, tendo seu ápice às 3h59, horário onde poderá ser visto com mais clareza, encerrando às 7h pelo horário de Brasília.
Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp.
Segundo Josina Nascimento, astrônoma e gestora da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência (DICOP) do Observatório Nacional (ON/MCTI), os eclipses lunares ocorrem quando a Lua entra a sombra da terra e sua sombra se divide em penumbra (iluminação parcial) e umbra (escuridão completa).
Durante um eclipse total, todas as fases podem ser vistas:
explica a astrônoma.
“Quando a Lua entra na penumbra, temos o eclipse penumbral, e quando entra na umbra, temos o eclipse parcial. Quando a Lua está totalmente dentro da umbra, ocorre o eclipse total. Todo eclipse total passa pelas fases penumbral e parcial antes e depois da fase total. Após o eclipse total há novo eclipse parcial e novo eclipse penumbral, pois a Lua estará saindo da sombra da Terra”,
O fenômeno poderá ser visto a olho nu por qualquer pessoa, sem necessidade de proteção, e a Lua estará visível no lado oeste do céu. Durante a totalidade, ela ganhará um tom avermelhado devido à dispersão da luz solar na atmosfera terrestre.
Em São Luís
Os interessados em observar o eclipse lunar em São Luís, poderão se reunir no Planetário da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), coordenado pelo espaço ‘Ilha da Ciência’. O evento de observação acontecerá de forma online e presencial.
A programação começa às 18h e inclui mostra científica, palestras, sessões de planetários e observação de planetas. As atividades seguem até ás 23h59, quando inicia a observação do eclipse lunar.
O evento conta com o apoio do CNPq, SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Sociedade de Astronomia do Maranhão (Sama) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Mais informações podem ser encontradas nos perfis @ilhadacienciaplanetarioufma e @marcosal1975 no Instagram.