César Boaes é o novo diretor do Teatro Arthur Azevedo. Ele é reconhecido nacionalmente pelo seu personagem Clarisse Milhomem, do espetáculo Pão com Ovo.
Ele chega para substituir Lucena Marques, que ocupava o cargo interinamente desde a exoneração de Mano Braga, em maio deste ano.
O artista, produtor, diretor e comediante maranhense foi inserido no mundo do teatro aos 13 anos e já acumula quase 35 anos de carreira.
César já participou de várias produções teatrais. Entre elas, o espetáculo Catirina, do premiado diretor Fernando Bicudo, na década de 90.
A produção mais popular do ator é a comédia Pão com Ovo, que já foi assistida por mais de um milhão de pessoas no Brasil e no exterior.
Em entrevista concedida com exclusividade ao Difusora News, Cesar falou um pouco sobre desafios e expectativas no cargo:
Difusora News: O que você enxerga como os principais desafios do Teatro e dos artistas no momento atual em São Luís?
Cesar Boaes: O desafio do teatro e dos artistas é sempre a questão do público. De a iniciativa privada entrar também como uma parceira, e chamar o público para dentro do teatro. Nessa nova gestão do Teatro Arthur Azevedo, o governador quer essa descentralização e popularização dos espaços públicos, para que a gente possa trazer a população com projetos gratuitos, com projetos de formação de plateia. A grande maioria das pessoas em São Luís infelizmente nunca foram ao Teatro Arthur Azevedo, nunca viram uma peça de teatro. Então nossa grande preocupação agora junto ao Governo do Estado e à Secretaria de Cultura é abrir as portas do Arthur Azevedo para que essa população possa ter acesso a esse equipamento cultural e aos produtos culturais.
Difusora News: Sua trajetória enquanto artista é vasta. Quais as expectativas para atuar agora em uma posição diferente, como gestor?
Cesar Boaes: Estou levando para essa gestão do Arthur Azevedo a minha experiência como produtor cultural, de sentir na pele as necessidades. Eu estou diretor do Arthur Azevedo, mas eu sou produtor cultural. Então, quando terminar a minha gestão, eu vou continuar como produtor. Então quero deixar essa minha expertise, minha experiência como contribuições de produtor cultural para dentro da casa.
Difusora News: O que a população pode esperar do Teatro Arthur Azevedo nos próximos tempos?
Cesar Boaes: O Teatro Arthur Azevedo sempre foi uma grande referência de casa tanto local quanto nacional. É uma das casas mais antigas em funcionamento, é um teatro-monumento, um teatro tombado, um teatro que tem uma estrutura e uma capacidade de carga maior. O Arthur Azevedo é o coração de São Luís, de alguma forma. Nós iremos intensificar junto às iniciativas do governo essas ações culturais e estruturais dentro do Arthur Azevedo para que ele possa continuar sendo essa grande referência.
Tags: cesar boaes, cultura, Teatro, Teatro Arthur Azevedo