Frente Parlamentar vai vistoriar ‘Domingos Vieira Filho’ nesta sexta-feira (17)

A partir da denúncia feita pelo Grupo Difusora, a Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e da Economia Criativa da Assembleia Legislativa do Maranhão realizou a primeira reunião com artistas e representantes da sociedade civil organizada. Ficou estabelecido uma visita ao Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, na próxima sexta-feira (17).

Na terça-feira (14), a TV Difusora fez uma reportagem, onde mostrou com exclusividade a situação de abandono que o museu enfrenta desde 2020. A denúncia contribuiu para uma discussão entre deputados e artistas sobre a análise aprofundada do sistema de museus para a preservação da história e da identidade cultural do estado.(veja o vídeo abaixo)

📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp

“A ideia da frente parlamentar não fique restrita à Assembleia Legislativa. O primeiro ponto é fazer a visita ao Domingos Vieira Filho, exatamente a partir de uma denúncia feita pela TV Difusora. Estamos na semana nacional dos museus e a ideia é que a gente possa contribuir para a preservação da nossa memória. Visitar museus, casas de cultura é o primeiro ponto”, afirmou Carlos Lula (PSB), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e da Economia Criativa.

O primeiro ponto é fazer a visita ao Domingos Vieira Filho, exatamente a partir de uma denúncia feita pela TV Difusora. Estamos na semana nacional dos museus e a ideia é que a gente possa contribuir para a preservação da nossa memória”.

Deputado Carlos Lula (PSB), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e da Economia Criativa

Durante a reunião, foi debatida a necessidade de estabelecer um regimento interno que fortaleça as ações da Frente Parlamentar, garantindo maior eficácia em suas atividades. Além disso, destacou-se a necessidade de investir em políticas públicas voltadas à classe artística maranhense. Participaram do encontro os deputados Carlos Lula (PSB), Rodrigo Lago (PCdoB) e Soldado Leite (PSC).

Presente à reunião, o representante do Ministério da Cultura no Maranhão, Yuri Logrado, expressou seu apoio às iniciativas da Frente Parlamentar e destacou a importância de promover o diálogo entre os diversos setores culturais. “A colaboração entre o poder público e a sociedade civil é fundamental para o fortalecimento da cultura e da economia criativa. Estamos comprometidos em contribuir para esse processo e buscar soluções que beneficiem a todos”, afirmou.

Audiência Pública

Segundo o deputado Carlos Lula, uma das principais deliberações da reunião foi a proposta de realizar uma audiência pública para discutir a lei de incentivo à cultura. “Criar essa audiência é promover um amplo debate sobre os desafios e perspectivas para o setor cultural e criativo no atual cenário no Maranhão”, afirmou.

O deputado Rodrigo Lago, vice-presidente da Frente, ressaltou a relevância do debate sobre o sistema maranhense de museus e a necessidade de garantir sua adequada estruturação e funcionamento. “Os museus desempenham um papel fundamental na preservação da memória e da identidade cultural de nossa sociedade. Precisamos assegurar que esses espaços tenham os recursos necessários para cumprir sua missão eficazmente”, declarou.

Já o deputado Soldado Leite reconheceu o poder transformador que a cultura exerce na sociedade. “Precisamos ouvir os fazedores de cultura do nosso estado. Agora, com a criação dessa Frente Parlamentar, nossos artistas têm um instrumento permanente no Parlamento Estadual para ouvi-los e, assim, construir com eles políticas públicas necessárias para a classe”, disse.

Tags: cultura, Domingos Vieira Filho, Maranhão, São Luís