Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho está abandonado

O Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho é mais um dos casarões culturais do Centro Histórico de São Luís, que parece ter sido esquecido pelo Governo do Maranhão. O acervo do Centro possui importantes livros históricos da cultura artística maranhense, mas atualmente está inacessível por falta de manutenção no prédio.

A biblioteca do museu, Roldão Lima, conta com um acervo de livros estragados e ambiente sem estrutura para pesquisa, diz o professor Marcelo Cardoso, estagiário do Centro desde 2022.

📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp

“Lá existe a biblioteca Roldão Lima, quem já teve a oportunidade de acessar a biblioteca sabe do quanto ela tem potencial grande, porque ali tem livros raríssimos e a gente não pode usar porque não tem estrutura própria para um pesquisador acessar. Não há ar condicionado, sem conservação, livros estragados devido à falta de manutenção, não existe um profissional para cuidar desse acervo, é quase impossível você acessar a biblioteca Roldão Lima.”

O Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho está fechado para visitas desde 2020, sob a alegação de uma reforma que nunca foi realizada.

“Como não há uma manutenção cotidiana, esse acervo está se estragando, a gente já perdeu peças, questão do mofo muito forte, infiltração na estrutura física é um estrago surreal, a gente fica muito triste quando a gente trabalha com a cultura maranhense, alguns engenheiros foram lá fizeram fotos, prometeram essa restauração, mas até o momento a gente não teve.”

Os danos na estrutura são grandes, uma estagiária que preferiu não se identificar falou que em uma das salas administrativas, possui goteiras, paredes descascadas, não possui janelas.

O descaso com o Centro de Cultura é nítido, imagens feitas pela Difusora e também algumas compartilhadas na internet mostram a degradação do centro. Para o estagiário do museu, o centro é mais um abandonado pelo governo.

“A gente está acompanhando também não só do Domingos Vieira Filho, mas também do Odylo Costa como a questão da própria casa do maranhão que está aí à venda por uma rede hoteleira, fico muito triste, eu trabalho também como educador social eu tento mostrar o melhor que a gente tem da nossa cultura, mas infelizmente o que a gente vem acompanhando é um descaso com a cultura ludovicense, se não são os fazedores de cultura movimentando isso, a parte do governo a gente vê totalmente alheio.”

A parte imaterial, a história do acervo maranhense, também é esquecida pelo poder público, uma vez que não é vista, não é mais passada para as pessoas, complementa Marcelo.

“A situação estrutural desse espaço e consequentemente ao abandono, ao esquecimento, à inviabilização dessas histórias que estão lá, fechadas no museu, que poderiam ser acessadas, que têm potencial educacional fortíssimo para apresentar aquilo que nós somos enquanto maranhenses.”

A Secretaria de Estado da Cultura (Secma) informou ao Difusora News de que a reforma do Centro de Cultura Popular Domingos Veira Filho estão previstas para serem iniciadas já no próximo mês. Em seguida, de que vão ser retomados os serviços oferecidos à comunidade.

Tags: abandono, casarão, centro histórico, cultura popular