O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) emitiu um alerta sobre o risco de afogamentos no estado e reforçou a importância da prevenção para evitar tragédias. Nos primeiros três meses de 2024, foram registrados 26 casos de afogamento, sendo que seis resultaram em morte. Só nas praias de São Luís, ocorreram 17 dessas ocorrências.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp.
A imprudência é apontada como uma das principais causas dos acidentes. Muitas vítimas poderiam ter evitado a situação com atitudes mais seguras e conscientes. Entre os principais fatores de risco estão nadar sozinho em áreas desconhecidas, entrar na água sob efeito de álcool, frequentar locais sem salva-vidas ou sem sinalização, ignorar as condições do mar, rio ou piscina e superestimar as próprias habilidades de natação.
Para reduzir os casos de afogamento, os bombeiros realizam monitoramento com drones, sinalizam áreas de risco e fazem patrulhas a pé, em quadriciclos e embarcações.
Na capital, o BBMar disponibiliza o aplicativo “Praia Segura SLZ”, que fornece informações sobre as condições do mar, locais impróprios para banho e áreas sinalizadas. A ferramenta também permite acionar os guarda-vidas ou o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).