“Twitter tá vivo”: X volta a funcionar no Brasil para alguns usuários

A plataforma X (antigo Twitter) voltou a funcionar para alguns usuários da rede no Brasil nesta quarta-feira (18). O aplicativo havia sido banido do país no dia 31 de agosto.

A determinação de suspensão foi do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

📲 Clique AQUI e participe do nosso grupo no WhatsApp.

Além disso, a decisão impôs uma multa diária de R$ 50 mil para quem usasse a rede por meio de redes privadas, como ferramentas VPN.

Entre os assuntos mais comentados na rede social estão: “O Twitter voltou” e, em segundo lugar, “Bluesky”, outra rede social de posts curtos, como o “X”.

Usuários comentaram e vibraram com a volta da rede social. “Meu Twitter tá vivo”, “o Twitter voltou”, “voltamos, bom dia”, diziam as publicações.

O Supremo Tribunal Federal (STF) se pronunciou sobre a volta do “X” para alguns usuários. “Aparentemente, é apenas uma instabilidade no bloqueio de algumas redes”, afirmou a Corte em nota. O tribunal também disse que está verificando a situação.

Bloqueio

O STF derrubou o “X” no Brasil após a plataforma não apresentar um representante legal no país no prazo de 24 horas, contando a partir de 28 de agosto.

Então, Moraes determinou a suspensão total, a menos que as ordens judiciais fossem cumpridas e as multas pagas.

Assim, o ministro deixou o aplicativo fora do ar, alegando que a conduta do “X” poderia criar um cenário de “terra sem lei”, especialmente em um momento que antecede as eleições municipais de 2024.

Segundo Moraes, há um perigo iminente no “X”, pois na rede existem grupos extremistas que disseminam discursos de ódio.

Em nota, o perfil da empresa no “X” afirmou, quando o app ainda estava em funcionamento, que as decisões de Moraes eram “ilegais” e caracterizavam “censura” contra a rede.

Tags: Elon Musk, STF, X (antigo Twitter), x twitter