Maranhão tem menos de um médico para cada mil habitantes

O Maranhão tem mais de 8,5 mil médicos para atender população de 6,8 milhões de habitantes, o que representa 1,3 médicos a cada mil habitantes. Mas os dados do Demografia Médica Conselho Federal de Medicina 2024 mostram que a situação piora muito no interior.

Segundo o CFM, a média de médicos por habitante no Estado apresentada no levantamento é considerada a pior do país. No recorte do interior do Maranhão, a média é de 0,60 médicos para cada grupo de mil habitantes. São 3.436 para 5.766.160 pessoas espalhadas pelos municípios do interior.

Ou seja, dos 8.547 médicos disponíveis para atender à demanda de saúde da população distribuída em 217 municípios, quase 60% estão na capital. Os dados dão para São Luís média de 4,9 médicos para cada mil habitantes, considerando 5.111 profissionais para atender à demanda de 1.042.975 de pessoas.

O presidente do Conselho Regional de Medicina do Maranhão (CRM-MA), Dr. José Albuquerque de Figueiredo, com identificação 2758 no CRM, falou ao Difusora News sobre o que deve ser feito para equilibrar a situação. “É necessário um esforço das gestões municipais e da gestão estadual para identificar os principais vazios demográficos. Por outro lado, estamos com uma quantidade adequada de médicos na capital, mas por outro, temos o contrário no interior”, desabafou o presidente.

Sobre as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da saúde nos municípios maranhenses, José Albuquerque citou a precariedade na estrutura e contratos de trabalho inadequados como principais causas da evasão médica no interior.“Em muitos municípios as condições de trabalho são inadequadas. Não existe nenhuma relação jurídica segura de trabalho, são contratos precários, existe um histórico de atrasos no pagamento em torno de dois a três meses, o que faz com que essas cidades não se tornem atrativas para a fixação e permanência dos médicos no interior”, informou o presidente.

Entenda
O Conselho Federal de Medicina afirma que o estado registrou um aumento significativo no número de médicos, passando de 4.486 há 13 anos para os atuais 8.547 profissionais, representando um aumento de 91%. Porém, a maioria dos médicos (5.045) não tem Registro de Qualificação de Especialidade Médica (RQE). Outros 3.502 são especialistas (têm RQE).

No Maranhão, há um total de 4.731 médicos e 3.816 médicas, com uma média de idade de 44 a 46 anos e pouco menos de 15 anos de formação. A disparidade na distribuição dos profissionais, com a maioria na capital e uma parte menor nos interiores, destaca a necessidade de políticas que incentivem a presença de médicos em áreas menos atendidas.

Tags: Brasil, CFM, CRM, Maranhão, médicos, São Luís, Saúde