Número de médicos no MA cresce 91% em 13 anos

O Maranhão tem 8.547 médicos ativos, uma proporção de 1,25 por mil habitantes, a maior já registrada no estado nos últimos 13 anos, de acordo com levantamento divulgado nesta segunda-feira (8) pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Os dados integram a pesquisa “Demografia Médica” e apontam um crescimento de 91% na quantidade de profissionais no estado no período de 2011 a janeiro de 2024.

São Luís se destaca com uma média de densidade médica oito vezes maior do que a registrada no interior do Maranhão. Na capital, são 4,90 médicos para cada grupo de mil habitantes. Já no interior, é 0,60 por mil habitantes.

A maioria dos médicos no estado não tem Registro de Qualificação de Especialidade Médica (RQE): 5.045. Outros 3.502 são especialistas (têm RQE). A média de idade desses profissionais é de 44,46 anos, enquanto a média do tempo de formado chega a 14,98 anos.

Para o presidente do CFM, José Hiran Gallo, o atual cenário aponta tendências que devem ser avaliadas com atenção.

“Os dados indicam que o estado conta hoje com mais médicos. Mas a que custo? A qualidade da assistência não é uma questão apenas matemática, mas que exige planejamento e boa gestão”, afirmou.

O crescimento foi impulsionado pela expansão do ensino médico e a crescente demanda por serviços de saúde.

Tags: Brasil, CFM, CRM, Maranhão, São Luís, Saúde