O deputado João Hermeto (MDB) afirmou que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), está perto de identificar os financiadores do 8 de janeiro. O político, relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Legislativa do DF sobre o caso, participou de uma reunião com Moraes na quarta-feira (29).
“O ministro falou que 90% dos vândalos não são de Brasília. Até citou o ‘inocente útil’. É aquele que estava lá dizendo que foi orar. Eles [financiadores] utilizaram muito dos inocentes úteis para poder fazer aquilo que eles fizeram no dia 12 e no dia 8”, disse Hermeto.
O deputado afirmou ainda que Moraes concordou em compartilhar as informações do STF sobre os atos golpistas com a Comissão, com exceção dos documentos de caráter estritamente sigilosos. A ação, segundo ele, será de extrema importância para conseguir pontuar os reais culpados do caso, incluindo policiais militares.
“Quando um policial militar veste a farda, não existe ideologia política. E eu como relator quero fazer justiça a isso. Precisamos individualizar as condutas para chegar aos verdadeiros culpados dos atos antidemocráticos que aconteceram na capital do nosso país”, disse Hermeto.
Fonte: SBT News
Tags: 8 de janeiro, Brasil, cpi, STF, Supremo Tribunal de Federal