Governo entra na briga pelo comando do Senado; na Câmara, Lira é favorito

Nesta quarta-feira (1º), ocorre a primeira disputa política do ano: a eleição dos presidentes do Congresso Nacional. No Senado, a disputa está acirrada entre o atual presidente Rodrigo Pacheco, apoiado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e o senador eleito Rogério Marinho, que foi ministro de Jair Bolsonaro e é do mesmo partido dele, o PL. Pacheco passou o dia em reuniões na residência oficial. Marinho visitou lideranças, gabinetes no Senado e disse acreditar na vitória.

Na Câmara, Arthur Lira é favorito para seguir na Presidência. Por lá, os corredores estão vazios. As articulações tem sido, principalmente, a portas fechadas na residência oficial. Apesar de ter sido aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, Lira fez uma boa articulação com o atual governo para aprovar a proposta que garantiu recursos para pagamento do Bolsa Família, no final do ano passado. Lira terá apenas um concorrente, o deputado Chico Alencar (Psol-RJ).

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, apontou indícios de omissão de autoridades para com indígenas yanomamis e determinou o início de uma investigação para apurar possível genocídio cometido por autoridades do governo de Jair Bolsonaro (PL). O pedido de Barroso foi direcionado à Procuradoria-Geral da República (PGR), ao Ministério Público Militar e ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Fonte: SBT News

Tags: Agenda Do Poder, Arthur Lira, barroso, camara, Congresso, disputa, eleição, Governo, Lula, rodrigo pacheco, Senado