Força Nacional vai apoiar operações na Terra Indígena Yanomami

O Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou no Diário Oficial da União, nesta 3ª feira (18.abr), uma portaria autorizando o emprego da Força Nacional em operações na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. O apoio à Polícia Federal deve acontecer por 90 dias.

Os agentes da Força Nacional vão atuar “nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado”, segundo a portaria.

Portaria foi divulgada no Diário Oficial da União desta 3ª feira | Reprodução

A Terra Indígena Yanomami ocupa parte dos estados de Roraima e Amazonas, além do nosso país vizinho, Venezuela. São 192 mil km² que ficaram sob os holofotes mundiais após denúncias de uma verdadeira tragédia acontecendo no local: desnutrição severa, morte de crianças Yanomami e avanço do garimpo ilegal na região.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajou até o local, em 21 de janeiro, com um grupo de ministros de Estado, para ver de perto a situação das comunidades indígenas. Na época, ele afirmou: “Não vai mais existir garimpo ilegal. Eu sei da dificuldade que é para tirar, mas nós vamos tirar”.

Fonte: SBT News

Tags: Brasil, Força Nacional, Ministério da Justiça, polícia, Yanomami