Os ministros da Defesa, José Múcio, e da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciaram nesta quinta-feira (23) que o fechamento do espaço aéreo na Terra Yanomami será antecipado para 6 de abril.
A medida busca desestimular o garimpo ilegal na região e forçar a saída mais rápida dos garimpeiros que ainda permanecem no território. O prazo — antecipado em um mês — foi definido em reunião entre Dino e Múcio na manhã desta quinta, em Brasília.
“O que nós estamos afirmando é que Defesa e Justiça, em conjunto, vão ampliar as ações agora no mês de março e, com certeza, até essa data programada, 6 de abril, nós teremos um fim dessa atividade ilegal no território Yanomami”, afirmou Dino.
Segundo o ministro da Justiça, as operações da Polícia Federal (PF) também serão intensificadas na próxima semana para liberar as “poucas” áreas onde o garimpo ilegal permanece.
“Além dessas prisões já efetuadas, cujo foco principal era lavagem de dinheiro e destino do ouro ilegal, estamos agora fazendo a atualização do planejamento nessas áreas que as pessoas, infelizmente, ainda insistem no garimpo ilegal, que são poucas áreas, duas ou três, e intensificaremos as operações com prisões e apreensões desse material. Ou seja, a fase um que era a fase de persuasão foi cumprida, nós demos um tempo”, explicou.
Dino afirmou que “houve uma redução significativa” nos voos ilegais, mas que ainda há movimentação. “Esses voos que o ministro Múcio falou que chegou a um ou dois hoje, já foram 30, 40. Então, estamos vendo que a operação está sendo bem sucedida”, concluiu.
Fonte: SBT News
Tags: espaço aéreo, ministro, Yanomami