Os estudantes que tiveram o pedido de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) negado têm até 6ª feira (12.mai) para entrar com recurso. O processo deve ser feito exclusivamente pela Página do Participante, onde o candidato deverá enviar novos documentos que comprovem as exigências do benefício.

Tem direito à isenção os estudantes que estejam cursando a última série do ensino médio em escolas públicas e aqueles que tenham renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. O benefício também contempla os inscritos que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada.

A isenção pode ser solicitada ainda pelo participante que declara situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda. Neste caso, é preciso estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e apresentar o Número de Identificação Social (NIS) único e válido.

Até o momento, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela aplicação do Enem, já aprovou mais de 2,4 milhões de solicitações. Caso o pedido seja negado, o estudante deverá pagar R$ 85 para realizar o exame, que será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro.

Fonte: SBT News

Tags: Brasil, Educação, Enem, isenção, taxa