Deputado acusa racismo em “inspeção aleatória” da PF em aeroporto

O deputado estadual Renato Freitas (PT), do Paraná, publicou um vídeo em suas redes sociais em que aparece sendo abordado por agentes da Polícia Federal dentro de um avião, no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. O caso aconteceu no dia 3 de maio, mas só foi divulgado ontem (10.mai).

Nas imagens, o parlamentar, de 39 anos, questiona um agente da PF sobre os motivos para ter sido retirado do voo. O policial, então, afirma que essa é uma “inspeção aleatória”, em que o sistema escolhe uma quantidade de pessoas para passar pela revista.

A mochila de Freitas é, então, revistada por um funcionário da empresa terceirizada Security, que presta serviços de inspeção de passageiros e de bagagens no aeroporto. Depois, o mesmo homem diz que precisa fazer uma busca pessoal no deputado.

Ao final da revista, nada de irregular é encontrado e Renato é liberado para seguir viagem. Na volta para a aeronave, ele acusa racismo na abordagem “aleatória” dos agentes.

A PF afirmou, em nota, que Renato Freitas teria se recusado a passar pelo procedimento no aeroporto e ido diretamente para a aeronave. Ainda segundo o órgão, a inspeção foi realizada de acordo com resolução da ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil.

A Polícia Federal também declarou que “eventuais abusos ou falhas na condução do procedimento serão devidamente apurados”.

A ANAC e a administração do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu não responderam aos nossos questionamentos.

Fonte: SBT News

Tags: Brasil, direitos humanos, polícia federal, Política, racismo