Banco Central começa projeto-piloto do Real Digital

O Banco Central (BC) anunciou esta semana que no final deste mês começa o projeto-piloto da plataforma do Real Digital – conhecida também por CBDC (Moedas Digitas de Bancos Centrais, Central Bank Digital Currency em inglês).

O projeto da moeda digital começa testando a infraestrutura de programabilidade em Distributed Ledger Technology (tecnologia de contabilidade distribuída, DLT) com ativos financeiros (DvP de TPF) e a privacidade das informações transitadas na rede.

O Real Digital será garantida pelo BC e as instituições financeiras terão o papel de guardar o dinheiro para o cliente. A nova moeda permitirá a compra e venda entre pessoas de títulos públicos.

O sistema promete a mesma agilidade do PIX e contará com a participação de bancos, instituições de pagamento, cooperativas e outros entes integrantes do Sistema Financeiro Nacional (SFN).

A plataforma escolhida pelo BC será a Hyperledger Besu, porque ela tem compatibilidade com uma Ethereum Virtual Machine (EVM) em rede permissionada. Além de ter suporte a privacidade de transações, possuir código aberto, além da existência de vários fornecedores de Tecnologia da Informação.

O BC espera dar ênfase na criação de modelos inovadores, no desenvolvimento de aplicações online e offline, no suporte a serviços financeiros de varejo, na aplicação do arcabouço regulatório, para evitar assimetrias regulatórias. Garantir segurança jurídica, aplicações na privacidade e segurança, na prevenção à lavagem de dinheiro, além de criação de padrões de resiliência e segurança cibernética.

Em abril, o BC promoverá um workshop aos interessados no piloto do Real Digital e, depois, um fórum. Em maio é previsto a incorporação dos participantes do piloto.

Após todas as fases de testes, em março de 2024 começará o período de avaliações.

Fonte: SBT News

Tags: Banco Central, Brasil, Criptomoedas, Economia, Moeda digital, projeto, real