Arthur Lira é reeleito presidente da Câmara dos Deputados com 464 votos

O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) foi reeleito presidente da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (01/02). O resultado foi anunciado por volta das 19h30, com 464 votos em favor do alagoano, a maior vantagem na história desde a promulgação da Constituição. 

Lira conduzirá os trabalhos na Casa pelos próximos dois anos. Para que fosse eleito no primeiro turno, era preciso reunir pelo menos 257 votos dos 513 deputados. Chico Alencar (PSOL-SP) e Marcel van Hattem (Novo-RS), os únicos deputados na disputa, tiveram 21 e 19 votos, respectivamente. Foram cinco votos em branco.

Aliados de Lira chegam a falar em mais de 400 votos a favor do deputado, que conseguiu reunir em torno de sua candidatura desde bolsonaristas raiz até petistas de carteirinha. 

“Seguiremos devotos da democracia e, para tanto, serei uma voz firme a favor das prerrogativas e liberdade de expressão de cada parlamentar”, disse Lira, durante discurso após o resultado. 

O presidente reconduzido afirmou ainda que o Brasil vive em uma democracia madura e sem espaço para aqueles que atentam contra os Poderes, numa referência aos ataques de 8 de janeiro, realizados por bolsonaristas insatisfeitos com a derrota de Jair Bolsonaro (PL) em outubro de 2022, para o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Apesar do recado para quem tem ideais golpistas, Lira defendeu uma “desinflamação” do Brasil. 

“É hora de desinflamar o Brasil, distensionar as relações, e os Poderes da República, pilares da nossa democracia, devem dar o exemplo”, acrescentou. 

FONTE: TERRA

IMAGEM: Valter Campanato/Agência Brasil

Tags: alagoano, Câmara dos deputados, deputado, dois anos, pilares, presidente