Três deputados trocam a Assembleia Legislativa por prefeituras no Maranhão

Dos nove parlamentares que tentaram trocar o legislativo pelo executivo no Maranhão nas eleições 2024, três alcançaram êxito.

Ao todo, sete deputados estaduais e dois federais concorreram ao pleito municipal em seis municípios maranhenses.

Destes, foram eleitos três atuais ocupantes da Assembleia Legislativa: Roberto Costa (MDB), em Bacabal; Rafael (PSB), em Timon; e Juscelino Marreca (PRD), em Santa Luzia.

📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp.

Os outros deputados estaduais que tentaram trocar o legislativo pelo executivo foram: Solange Almeida (PL), em Santa Inês; Wellington do Curso (Novo) e Dr Yglesio (PRTB), em São Luís.

Ademais, Duarte Jr (PSB) e Josivaldo JP (PSD), tentaram trocar a Câmara Federal pelas prefeituras de São Luís e Imperatriz, respectivamente.

Além disso, mais um deputado estadual pode trocar o Palácio Manuel Beckman por um palácio municipal. Trata-se de Rildo Amaral (PP), que vai disputar o segundo turno em Imperatriz.

Novos deputados

Com os três deputados eleitos para prefeituras, a Assembleia Legislativa vai ganhar três novos parlamentares a partir de 2025.

Com a eleição de Juscelino Marreca em Santa Luzia, assume João Batista Segundo (PL), que também concorreu às eleições municipais e ficou em segundo lugar no município de Pinheiro.

A vaga de Roberto Costa, eleito em Bacabal, será ocupada por Keke Teixeira (MDB). Já no lugar de Rafael, eleito em Timon, assume Edson Araújo (PSB).

Câmara Federal

As eleições municipais também causaram mudança na bancada maranhense na Câmara Federal.

O deputado federal, Dr. Benjamin (União Brasil), que está no mandato no lugar de Juscelino Filho – ministro das Comunicações, foi eleito prefeito de Açailândia.

Com a eleição de Benjamim, a vaga na Câmara Federal, enquanto Juscelino for ministro, será ocupada pelo segundo suplente, Ivan Júnior, que teve 6.647 votos na eleição de 2022.

Tags: Assembleia Legislativa, Câmara Federal, eleição 2024, prefeitura