No primeiro trimestre de 2024, o Maranhão apareceu em terceiro lugar no ranking de desemprego no Brasil. O estado apresentou 8,4% na taxa de desocupação.
Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
📲 Clique AQUI e participe do nosso grupo no WhatsApp.
Por isso, o Difusora News fez um levantamento do plano de governo dos candidatos a prefeito de São Luís para saber o que cada um propõe para o setor de Trabalho e Renda. Confira abaixo:
DUARTE JÚNIOR
O candidato aspira ampliar as vagas de contratação e estágio social, em parceria com setores públicos e privados. Ao mesmo tempo, deseja criar de centros de capacitação.
Além disso, uma das propostas é expandir programas de qualificação profissional, com a implementação de microcrédito subsidiado e o estímulo à criação de empresas digitais.
De acordo com o plano de governo, Duarte defende a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, e propõe oferecer benefícios fiscais e revisão de políticas públicas para garantir integração e progressão na carreira.
EDUARDO BRAIDE
O plano propõe impulsionar as ações de Economia Criativa e Geração de Emprego e Renda, com foco em ampliar o programa ‘São Luís de Oportunidades’.
Com esta ação, Braide pretende incentivar o crescimento econômico da região por meio de capacitação e qualificação profissional, fomentar a produção e a empregabilidade.
FLÁVIA ALVES
Em seu plano de governo, a candidata cogita valorizar os pequenos produtores com a ampliação do empreendedorismo nos bairros, bem como financiamentos, capacitações e fortalecer as cooperativas.
Além disso, Flávia planeja criar um programa de negociação de débitos e tributos municipais para empreendedores, além de medidas para atualizar o plano de cargos e carreiras e realizar concursos públicos.
FRANKLIN DOUGLAS
A estratégia inclui a criação de Frentes de Trabalho em cinco regiões de São Luís, priorizando a mão de obra local e pequenas empresas para obras de construção, assim como a recuperação de imóveis públicos.
Franklin também prevê a geração de empregos em obras de saneamento para restaurar a balneabilidade das praias.
SAULO ARCANGELI
O candidato defende a Redução da jornada de trabalho, sem redução salarial, para gerar mais
empregos e mais qualidade de vida aos trabalhadores.
Saulo declarou ser a favor da reivindicação do Movimento VAT (Vida Além do Trabalho) que pede a revisão da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o fim da escala 6×1, seis dias de trabalho e um de folga;
WELLINGTON DO CURSO
Entre as propostas, o candidato visa desenvolver a economia sustentável e desburocratizar a abertura de empresas, assim como incentivar o empreendedorismo local.
Além disso, Wellington prevê a reforma das feiras, e também implantar política de expansão e
reorganização das feiras livres, com obras de melhorias nos locais.
DR. YGLÉSIO
O plano tem como objetivo formalizar negócios informais, assegurando direitos trabalhistas e facilitando o acesso a linhas de crédito para pequenos empreendedores.
Criar um ambiente propício ao surgimento e desenvolvimento de novos negócios, simplificando processos burocráticos que hoje dificultam o empreendedorismo.
Tags: eleições 2024, emprego, prefeitura, renda, São Luís