Um grupo de indígenas da aldeia Akróa Gamella bloquearam um trecho da MA-014, na altura do povoado Taquaritiua, em Viana, durante a madrugada desta segunda-feira (5). A rodovia foi bloqueada com pedaços de madeira, pneus e outros materiais.
Segundo homens do 36º do Batalhão da Polícia Militar, em Viana, eles protestam contra o Marco Temporal que acontece em votação no Supremo Tribunal Federal (STF) e que trata da demarcação de terras indígenas.
📲 Clique AQUI e participe do nosso grupo no WhatsApp.
Até o momento, o protesto acontece de maneira pacífica e a via só está sendo liberada para a passagem de ambulâncias, viaturas policiais e pessoas a pé.
Um novo bloqueio foi feito por manifestantes na via que dava a acesso à saída do povoado Taquaritiua. Populares fecharam a Estrada que liga as cidades de Viana e Pedro do Rosário, e reivindicam soluções à poeira que tem causado problemas aos moradores do Povoado Capoeira e ao Marco Temporal. Veja abaixo o vídeo.
Entre os manifestantes, foi constatada a presença de mulheres, idosos e crianças, armadas de facas, foices e arco e flecha. A previsão para a liberação total da pista, ficou prevista para às 17h.
Tags: demarcação indígena, Maranhão, Marco Temporal, protesto