Cento e dois quilos de cocaína e crack foram apreendidos pela Polícia Civil, em Porto Franco, a 721 quilômetros de São Luís. O balanço da operação foi divulgado nesta segunda-feira (22).
O material, que estava escondido em um compartimento oculto de um caminhão, foi interceptado graças a um trabalho minucioso e coordenado das autoridades. Segundo o comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), a quantidade de drogas apreendidas está avaliada em pouco mais de R$4 milhões.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
Ainda segundo a SSP, somente esse ano já foram apreendidos mais de 10 milhões de kg de drogas apreendidas. Além disso esse número pode aumentar para 70 milhões quando se forem considerados outros bens de valores igualmente apreendidos.
“O sistema nessa prática é muito lucrativo, de forma que essa droga vinha para São Luís e nós conseguimos apreendê-la de forma que retiramos do mercado 100 quilos de droga que certamente iriam ser transformadas em vários outros quilos, muito mais do que isso” destacou o secretário Maurício Martins.
Em entrevista concedida à TV Difusora, o delegado, Edson Martins, da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), disse que a informação sobre o transporte de drogas foi recebida há cerca de 30 dias. Após a apuração das informações, o departamento identificou o veículo e a pessoa que teria envolvimento com o tráfico.
Ao fazer o monitoramento do veículo, a polícia iniciou uma perseguição que durou mais de 24 horas. Quando o suspeito estacionou em um posto de combustível, os agentes realizaram a abordagem e constataram a droga no interior do veículo.
Conforme o delegado Martins, o motorista inicialmente negou qualquer conhecimento sobre a carga ilícita. No entanto, após transferir a carga para outro veículo e a inspeção do compartimento oculto, foi descoberta a grande quantidade de drogas.
“Ele assumiu que realmente estaria trazendo essa quantidade de drogas e que também não seria a primeira vez que ele fazia esse transporte”, relatou.
O motorista, ao ser confrontado com as evidências, admitiu estar transportando a droga e revelou que não era a primeira vez que realizava esse tipo de transporte. As drogas foram carregadas em Mato Grosso e tinham como destino a capital São Luís.
Até o momento, a Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico já apreendeu 435 kg de drogas em operações realizadas em 2024, incluindo crack, maconha e cocaína.
“Este ano, apreendemos mais crack e cocaína do que no ano passado. A quantidade total de drogas apreendidas está na casa dos 300 kg, representando um prejuízo estimado de R$ 10 milhões para as organizações criminosas”, afirmou o delegado Edson Martins.
O motorista envolvido na apreensão não possui antecedentes criminais registrados até o momento, mas a polícia continua investigando possíveis passagens pela justiça.
“Vamos continuar com esse trabalho de investigação, um trabalho bem realizado aqui pela Denarc, de combate ao narcotráfico, existe um planejamento da polícia civil nesse sentido e nós vamos continuar combatendo o narcotráfico todo e qualquer outro tipo de crime” relatou o delegado.
Tags: caminhão, drogas, Porto Franco, Senarc