Mais um feminicídio foi registrado no Maranhão, aumentando para 33 o número de mulheres mortas entre janeiro e julho deste ano. O crime mais recente aconteceu em Porto Franco, a 723 km de São Luís e já é o quarto caso registrado somente nos primeiros nove dias do mês de julho.
De acordo com a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), uma mulher identificada como Jheinifer Machado, de 19 anos, foi assassinada a facadas, na madrugada desta terça-feira (9). A vítima foi encontrada morta dentro de uma casa alugada que dividia com o namorado.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
Ainda segundo informações policiais, a vítima teve a boca amarrada com arame e foi atingida com vários golpes de facas. O principal suspeito do crime é o namorado de Jheinifer, que está foragido. A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Porto Franco estaá investigando o caso.
Quatro feminicídios em nove dias
Além da mulher morta em Porto Franco, outros três casos de feminicídios foram registrados pela Polícia no Maranhão em menos de 10 dias.
Na última quinta-feira (4), Esliane Villar foi morta a tiros na noite desta quinta-feira (4), no bairro Tibiri, zona rural de São Luís. O suspeito do crime foi preso ainda no local e levado para a Casa da Mulher Brasileira, onde foi autuado em flagrante.
No sábado (6), Luana Pereira dos Santos, de 38 anos, foi morta com golpes de faca pelo ex-companheiro, no bairro Maçaranduba, em Coroatá. Outro crime aconteceu no município de Cantanhede, também no último fim de semana.
Além do quantificativo de quatro crimes em menos de 10 dias, com o assassinato de Jheinifer Machado em Porto Franco, os dados da SSP contabilizam que em 2024 já foram 33 mulheres mortas apenas pelo fato de serem mulheres — mais de uma a cada semana, em média.
Prevenção e combate ao feminicídio
Em nota enviada ao Difusora News, a SSP destaca que atua em diversas frentes visando à prevenção da violência contra mulheres. O estado possui 22 Delegacias da Mulher (DEM) e um Plantão 24 horas como unidades especializadas da Polícia Civil para o atendimento à mulher em situação de violência doméstica, familiar ou qualquer outra violência pela condição do gênero.
Ainda na nota, a SSP informa que está implantando Núcleos de Atendimento à Mulher em delegacias regionais, distritais e municipais do estado, prioritariamente nos municípios onde ainda não há Delegacia Especial da Mulher, a fim de que as vítimas tenham um espaço acolhedor e humanizado. O projeto segue em expansão.
O Maranhão também possui 22 Patrulhas Maria da Penha, com cobertura em mais de 80 municípios. O programa é coordenado pela Polícia Militar e atua em apoio a mulheres em situação de violência doméstica ou familiar e na fiscalização do cumprimento das medidas protetivas.
Além disso, o estado possui canais de denúncias, entre os quais, o aplicativo Salve Maria Maranhão; 190 / Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública); 181 / Disque-Denúncia Maranhão; Delegacia On-line (clique aqui)
Tags: crime, femiciído, Maranhão, Porto Franco