O VI Congresso Ordinário dos Trabalhadores em Educação Pública Básica do Estado do Maranhão (CONTEMA) vai ser realizado nos dias 11,12 e 13 de abril no Rio Poty Hotel, avenida dos Holandeses, pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão (SINPROESEMMA), reunindo educadores de todo o Maranhão, para discutir o futuro da educação maranhense.
“Educação Pública com Valorização Profissional, Democracia e Participação Popular” é o tema deste congresso de 2024, ocorrendo a cada 4 anos o CONTEMA valoriza as políticas educacionais, além de ser uma reunião essencial para o fortalecimento da educação no Maranhão.
O Congresso é uma oportunidade para os profissionais da educação discutirem os desafios e construírem estratégias para o sistema educacional e também na defesa dos seus direitos.
A reunião contará com a participação e a representatividade de delegados selecionados pelos educadores para representá-los, estes foram definidos em assembleias realizadas em todos os núcleos e regionais do Sinproesemma.
Segundo o presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, a participação de delegados é fundamental para as decisões que vão acontecer no Congresso. “Além disso, a presença dos delegados eleitos também fortalece o processo democrático e a legitimidade das decisões tomadas durante o congresso. Ao garantir que os representantes sejam escolhidos de forma participativa, o Sinproesemma reafirma seu compromisso com os princípios democráticos e a valorização da voz dos trabalhadores em educação”, declarou Oliveira.
O VI CONTEMA, reúne uma variedade de temas, entre eles, reforma do ensino médio, financiamento da educação pública, valorização dos profissionais da educação e outros.
Confira a programação:
Dia 11 (Quinta-feira)
17H – Conjuntura Política;
19H – Igualdade, valorização e combate a violência contra a mulher.
Dia 12 (Sexta-feira)
8H – Políticas Educacionais no contexto do novo FUNDEB;
10H – As políticas educacionais e a promoção da educação inclusiva, quilombola e indígena;
11H – Previdência e aposentadoria no contexto da reforma previdenciária de 2029;
14H – Balanço da gestão e plano de lutas;
16H – Trabalho de grupo.
Dia 13 (Sábado)
8H – Plenária final;
12H – Almoço e momento cultural.
Tags: Educação, educação basica, Sinproesemma