O governador do Havaí, Josh Green, afirmou que as equipes de busca devem encontrar, na próxima semana, entre 10 a 20 corpos por dia na ilha de Maui – atingida por fortes incêndios florestais no início de agosto. Até o momento, as autoridades calculam 99 mortos, tornando-se o incêndio mais mortal dos Estados Unidos em mais de um século.
Segundo Green, as equipes de emergência estão trabalhando incansavelmente para encontrar as centenas de pessoas que seguem desaparecidas. Ele informou que os socorristas estão utilizando exames de DNA para identificar as vítimas, uma vez que, devido à intensidade das chamas, o reconhecimento dos corpos ficou um pouco mais difícil.
Em entrevista coletiva nesta 3ª feira (15.ago), o governador ressaltou a fala de outras autoridades do estado, que alertaram que a situação ainda não é segura para que as famílias retornem à ilha. Isso porque o rastro de partículas tóxicas deixado no ar e na água do local pode levar meses para desaparecer completamente.
“Gostaria de alertar as pessoas de que levará muito tempo até que qualquer cultivo ou casa possa ser construída”, disse Green.
Com mais de 2.700 estruturas danificadas ou destruídas e mais 850 hectares queimados, o governo estimou o custo para reconstruir a cidade de Lahaina, que fica na ilha de Maui, em US$ 5,5 bilhões. Figuras públicas, como o ator havaiano Jason Momoa e o ex-presidente Barack Obama, que foi criado no Havaí, estão promovendo esforços para a arrecadação de doações.
Fonte: SBT News