Cento e sessenta (160) delegacias do Maranhão estão sem delegado titular, segundo a Associação dos Delegados de Polícia do estado (Adepol). O problema, segundo o órgão, afeta a capital e o interior do estado. Em alguns casos, o mesmo delegado cuida de cinco cidades sem receber nada por isso.
De acordo com o presidente da associação, Márcio Dominici, muitos profissionais acumulam funções em mais de uma cidade, o que prejudica a população. Um município divide o delegado titular com outra cidade, que fica na mesma região.
Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, de janeiro a julho deste ano, foram registradas 102 mortes violentas na capital maranhense, mas no site da SSP não há informações sobre os homicídios ocorridos no interior do estado. De acordo com a ADEPOL, esse déficit de delegados afeta o ritmo das investigações e a resolução dos crimes.
Além da falta de delegados, a ADEPOL também afirma que as delegacias estão sem escrivão, função fundamental em procedimentos de formalização das investigações.
Fonte: Michel Sousa