Na última sexta-feira (16), a Polícia Civil do Maranhão, através do 3º Distrito Policial de Caxias, apresentou um relatório parcial dos últimos três meses das várias etapas da “Operação Greed”, que tem como objetivo recuperar celulares roubados ou furtados na Região dos Cocais. Como resultado das ações policiais, vários aparelhos de celulares foram recuperados.
A operação teve como base uma investigação policial que constatou um aumento significativo na comercialização de aparelhos celulares de origem duvidosa em redes sociais e sites de vendas online. Diante disso, a Polícia Civil intensificou o trabalho de fiscalização no comércio virtual, além das ações preventivas, orientando a população a não adquirir aparelhos sem nota fiscal.
Os responsáveis pelos celulares com registro de roubo/furto assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime de receptação culposa. Os aparelhos recuperados estão sendo devolvidos aos proprietários.
Em grande parte dos casos, os aparelhos foram apreendidos com cidadãos comuns que haviam comprado o aparelho celular bem mais barato do que o valor de mercado e sem nota fiscal.
A Polícia Civil ressalta a importância de incluir, no momento da confecção do Boletim de Ocorrência do furto/roubo, o IMEI dos equipamentos, disponível no documento fiscal ou na caixa do aparelho celular.
Fonte: Ascom/PCMA