Lula chegou a Abu Dhabi logo no início da tarde deste sábado (15) para sua segunda visita aos Emirados Árabes Unidos. Ele e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, foram recepcionados por autoridades locais.
O presidente Lula assinou acordos de cooperação econômica com os Emirados Árabes Unidos. O país é o segundo maior parceiro comercial do Brasil no Oriente Médio.
Mais tarde, foi a vez do líder emirático Mohammed Bin Zayed receber a delegação brasileira no palácio presidencial. A recepção contou com salvas de canhão e até acrobacias da Força Aérea dos Emirados.
Logo em seguida, Lula e Mohammed Bin Zayed revisaram as áreas de cooperação existentes, incluindo crescimento econômico, comércio e tecnologia, entre outros temas.
As discussões também trataram da Cop28, cúpula sobre as mudanças climáticas que os Emirados sediam em novembro. O ministro do Comércio Exterior dos Emirados Árabes Unidos participou das reuniões com Lula. Para ele, a vinda do presidente ao país manda uma forte mensagem de que o brasileiro quer levar as relações entre as duas nações a um patamar mais alto.
Alegando cansaço, Lula preferiu não falar com a imprensa, mas adiantou que o encontro foi benéfico: “só posso antecipar para vocês que foi uma visita altamente proveitosa”.
A visita de Lula a Abu Dhabi representa um marco importante em quase meio século desde o estabelecimento das relações diplomáticas entre as duas nações, isso porque o Brasil é um parceiro prioritário para os Emirados Árabes Unidos, especialmente na estratégia do país do golfo para avançar em suas relações com nações latino-americanas.
Os Emirados Árabes Unidos são o segundo maior parceiro comercial do Brasil no oriente médio. só no ano passado, as transações comerciais entre os dois países envolvendo produtos não-petrolíferos cresceram mais de 32%.
A visita de Lula aos Emirados Árabes Unidos termina neste domingo. A previsão é de que o avião presidencial pouse em Brasília durante a noite.
Fonte: SBT News
Tags: acordos, Brasil, emirados arabes unidos, Lula, Mohammed Bin Zayed