Mostra gratuita reúne 15 obras do expoente da xilogravura maranhense no Museu Casa de Nhozinho até o dia 21 de dezembro.
-dezembro 4, 2025
Mostra gratuita reúne 15 obras do expoente da xilogravura maranhense no Museu Casa de Nhozinho até o dia 21 de dezembro.
O Centro Histórico de São Luís ganhará uma nova atração cultural. Trata-se da exposição “Xilovivências: a trajetória do artista Airton Marinho”, que pode ser visitada gratuitamente no Museu Casa de Nhozinho. O lançamento da exposição será nesta sexta-feira (21), a partir das 17h. A atração fica aberta ao público até o dia 21 de dezembro.
A mostra reúne 15 obras de Airton Marinho, um dos maiores nomes da xilogravura maranhense, além de uma referência na arte popular brasileira. O homenageado exalta a exposição, que também celebra sua comemoração de 50 anos: “a Xilogravura, para mim, é como o ar que eu respiro. Em uma palavra: é vida”.
Estarão disponíveis para apreciação do público obras de diferentes fases da carreira de Airton Marinho. Fazem parte da mostra as coleções Brincadeiras Infantis (1980), Ao Trabalho (1984), Lendas e Mitos (1986), Super Heróis (1988), Festas da Ilha (1992), Velas do Portinho (1998), As Divas (2024) e Festança do Maranhão (2025).
O projeto inclui ainda uma oficina de xilogravura ministrada pelo próprio artista nos dias 28 e 29 de novembro, na Galeria Trapiche, também no Centro da capital. A ação formativa é aberta a estudantes, artistas e comunidades locais e propõe uma imersão prática na arte da impressão popular, com valorização do aprendizado coletivo e o diálogo entre tradição e contemporaneidade.