oncedeu entrevista, nesta sexta-feira (12), O senador concedeu entrevista ao programa ‘Expediente Final’, da rádio Difusora News FM.
oncedeu entrevista, nesta sexta-feira (12), O senador concedeu entrevista ao programa ‘Expediente Final’, da rádio Difusora News FM.
O senador Weverton Rocha (PDT) concedeu entrevista, nesta sexta-feira (12), ao programa ‘Expediente Final’, da rádio Difusora News FM, onde falou sobre o cenário político para as eleições de 2026, o alinhamento das forças políticas no Maranhão e as expectativas do eleitorado, além de fazer um balanço das principais ações do Congresso Nacional e do Governo Federal.
Durante a conversa com os jornalistas Ricardo Marques, John Cutrim e Luísa Rabelo, Weverton afirmou que o eleitorado maranhense compreende a importância de estar alinhado à chapa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo ele, pesquisas realizadas no estado apontam uma aprovação de Lula entre 68% e 70%.
“O eleitorado entende a necessidade de deputados, governadores e prefeitos ajudarem o presidente a entregar resultados. As pessoas buscam segurança jurídica e econômica, querendo a esperança de um futuro melhor”, afirmou o senador.
Para Weverton, a identificação ideológica com a esquerda não é o fator central no debate político estadual. O mais importante, segundo ele, é o alinhamento com o campo progressista liderado por Lula.
Sobre um eventual companheiro de chapa ao Senado em 2026, o parlamentar ressaltou que qualquer nome escolhido pelo grupo deverá dialogar com a linguagem e os objetivos desse campo político.
Ao comentar a conversa entre o presidente Lula e o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), ocorrida no fim de outubro, Weverton disse que apenas os dois sabem o teor do diálogo. No entanto, destacou que tem mantido conversas com lideranças do PT em Brasília e com o próprio presidente, buscando construir um entendimento entre os apoiadores de Lula no Maranhão para as eleições de 2026.
“O presidente Lula sempre tratou o Brandão com carinho, e quem disse que o Brandão era próximo do Lula foram os que ajudaram a eleger ele”, afirmou.
Segundo o senador, o processo político no estado é conduzido diretamente por Lula e Brandão.
Sobre sua relação com o governador, Weverton afirmou que ambos integram o mesmo campo político nacional. Ele lembrou que disputou a eleição estadual, respeitou o resultado e continuou trabalhando em Brasília em favor do Maranhão.
“Estamos no mesmo grupo do presidente Lula. Disputei a eleição, respeitei o resultado e continuei trabalhando em Brasília, ajudando o estado e o governo”, disse.
O senador ressaltou ainda que nunca condicionou apoio político à ocupação de cargos no governo estadual. “Não fiz o ‘toma lá dá cá’. Não pedi cargo para conversar com o governador, até porque não participei da construção do seu governo”, afirmou.
Weverton destacou que, caso o grupo político vença novamente as eleições, será construída uma chapa vitoriosa, com a participação legítima dos partidos em um eventual novo governo. Ele lembrou ainda que atua como vice-líder do presidente Lula no Senado e que o presidente deseja que ele continue no Congresso Nacional para ajudar nos desafios políticos a partir de 2027.
Na avaliação do senador, o país vive um momento de avanços importantes no Congresso Nacional e no Governo Federal. Entre os destaques, Weverton citou a aprovação da reforma tributária, que começará a produzir efeitos a partir de 2027, com a unificação de impostos e maior transparência para o cidadão.
Ele também ressaltou a retomada da correção automática do salário mínimo, garantindo reajustes anuais com base na inflação, além do crescimento econômico, que permite ganhos reais de renda sem depender, segundo ele, do “bom humor do patrão”.
Weverton mencionou ainda avanços em programas sociais, como o Bolsa Família, citando pesquisas que indicam que sete em cada dez jovens de famílias beneficiárias já possuem renda maior do que a de seus responsáveis. Na área habitacional, destacou o Minha Casa Minha Vida, com a previsão de entrega de moradias rurais e urbanas no Maranhão até 2026.
Outros pontos lembrados foram a ampliação do programa Farmácia Popular, melhorias nas rodovias federais que cortam o estado, obras de infraestrutura como o contorno de Timon, a Estrada do Baú e a travessia urbana de Imperatriz. O senador também citou a entrega da ponte de Estreito e a construção do Hospital do Amor em Imperatriz.
Segundo Weverton Rocha, o conjunto dessas ações demonstra um balanço positivo do atual governo e reforça a importância do alinhamento político para garantir mais investimentos e desenvolvimento ao Maranhão.