Um temporal atingiu a Ilha de São Luís na tarde desta terça-feira (1º), causando alagamentos em diversas regiões dos quatro municípios que fazem parte da ilha.
No Mercado Central, a água tomou conta das vias, deixando uma moto e um carro submersos.
No Anil, a Avenida Casemiro Júnior, próximo ao Litero, ficou completamente alagada, causando um grande engarrafamento. A Avenida dos Africanos também sofreu com a forte chuva. Já na Avenida Kennedy, os comerciantes precisaram fechar as lojas devido ao avanço da água.
A situação se repetiu na Avenida Guajajaras, onde a via se tornou praticamente um rio, impossibilitando o trânsito. A água também invadiu o Terminal do São Cristóvão, dificultando a mobilidade dos passageiros.
Na Estrada de Ribamar, o Rio Paciência transbordou, deixando o tráfego lento e perigoso. Próximo ao Shopping Pátio Norte, os alagamentos e a baixa visibilidade tornaram o deslocamento ainda mais difícil para os motoristas. Na região da Mata, um rio transbordou, e vídeos que circulam nas redes sociais mostram a força da enxurrada levando entulho e até um sofá.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para o perigo das rajadas de vento e recomenda que as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também é importante não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. O uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada deve ser evitado. Em caso de emergência, a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193) devem ser acionados.
Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) informou que está trabalhando para resolver os problemas causados pelos alagamentos na estrada de Ribamar, na MA 201. Serão mantidas frentes de serviços na via, com o objetivo de minimizar os transtornos causados pelas águas.
Já a Secretaria Municipal de Obras e Serviços de São Luís (Semosp) informou que está com equipes atuando na manutenção e desobstrução dos dispositivos de drenagem, em todos os pontos de ocorrência de alagamento da cidade.