Em vídeo publicado em uma rede social, a secretária falou sobre o fato de não integrar a primeira comitiva que conseguiu atravessar a fronteira para a Jordânia com segurança nesta segunda-feira (16).
A secretária de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais de São Luís, Verônica Pires, falou sobre a situação enfretada em Israel, onde está retida desde a última quinta-feira (12), quando o espaço aéreo do país foi fechado, após o início do conflito militar com o Irã.
Juntamente com outras autoridades, Verônica foi a Israel com o objetivo de explorar experiências em inovação urbana, sustentabilidade, tecnologia e segurança pública.
Em vídeo publicado em uma rede social, a secretária falou sobre o fato de não integrar a primeira comitiva que conseguiu atravessar a fronteira para a Jordânia com segurança nesta segunda-feira (16). A delegação atravessou a fronteira por conta própria em um voo particular.
“Eu fiquei aqui ainda no local onde nós estamos, achei mais adequado, achei mais seguro. Agora a gente está tratando com a Embaixada de Israel para que eles façam esse trajeto conosco, para que eles se responsabilizem pela nossa volta, pelo nosso voo, de uma forma mais organizada”, explicou Verônica Pires.
A secretária disse ainda confiar em uma resolução por parte da Embaixada de Israel para o impasse que a comitiva brasileira enfrenta.
“Eles nos trouxeram em segurança e agora eles vão nos devolver para o Brasil em segurança. Eu confio nessa opção e sei que a gente vai estar aí com os nossos familiares, nossos amigos em breve”
finalizou.
Em nota, a Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe) informou que Verônica Pires segue em segurança e em diálogo constante com autoridades brasileiras. As tratativas para a retirada coordenada do grupo já estão em andamento junto ao Itamaraty.
O Ministério das Relações Exteriores de Israel garantiu esforços, em coordenação com a Embaixada do Brasil, para a retirada segura de todos os brasileiros que ainda estão no país.
A situação ocorre em meio ao conflito no Oriente Médio, iniciado com ataques do Hamas a Israel em outubro de 2023, que resultaram em ofensivas militares na Faixa de Gaza e ataques de Israel contra alvos no Irã, ambos com consequências de perdas humanas.