Ao som da música do cantor Veriano Júnior, um encontro especial reuniu representantes da Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB, da Associação dos Deficientes Visuais de Imperatriz, professores, estudantes e outras organizações para discutir temas voltados às pessoas com deficiência visual.
📲 Clique e participe do nosso canal no WhatsApp
A roda de conversa foi promovida pelo Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade e teve como foco principal a celebração dos 200 anos do sistema Braille no Brasil. O momento foi marcado por reflexões sobre os avanços na acessibilidade e na inclusão de pessoas com deficiência visual na sociedade.
Durante o evento, a professora pioneira na alfabetização em Braille destacou a importância de manter ativa a discussão sobre acessibilidade e inclusão, principalmente no ambiente educacional.
O estudante Vitor, acadêmico do curso de Ciências Biológicas e que tem baixa visão, apresentou um projeto de extensão voltado para o apoio e inclusão de pessoas com deficiência visual. A proposta deverá ser colocada em prática em breve.
O Dia Nacional do Sistema Braille é comemorado no Brasil em 8 de abril. A data homenageia José Álvares de Azevedo, o primeiro professor cego do país e responsável por introduzir o método no território nacional.
O sistema Braille vai além da leitura em papel. Com o avanço da tecnologia, é possível acessá-lo por meio de dispositivos digitais, como linhas Braille conectadas a computadores e celulares, ampliando ainda mais a autonomia e o acesso à informação para pessoas com deficiência visual.