Uma reportagem sobre infraestrutura no município de Raposa, que seria apenas mais um dos tantos problemas de comunidade mostrados diariamente pela TV Difusora, acabou revelando um possível futuro talento do Jornalismo maranhense.
A ideia da produção e da repórter Rita Cardozo, era que o pequeno Daniel Felipe, de 8 anos, mostrasse o problema do Loteamento Verde Mar, no bairro Alto do Farol, pelos olhos de um morador e de uma forma diferente: como repórter mirim da TV Difusora.
📲 Clique e participe do nosso canal no Whatsapp
Na semana em que se celebrou o Dia do Jornalista, o pequeno morador, porém, foi além e mostrou um talento nato para a profissão que transforma fatos em informação, que apura e conta histórias que fazem a diferença.
Após contar em detalhes os transtornos vividos pelos moradores com a poça de água que se formou na principal rua do Loteamento Verde Mar, Daniel entrevistou condutores de veículos que passam diariamente pela via.
Depois de indagar pedestres e motociclistas sobre os problemas causados pela situação na rua, Daniel enfrentou seu primeiro desafio como repórter mirim: entrevistar um motorista de um caminhão. Na impossibilidade de alcançar a cabine do veículo para levar o microfone até o condutor, o jeito foi pedir ajuda ao pai, Artur Felipe.
“Agora eu vou falar com esse caminhoneiro. Carrega, papai!”, pediu. Uma vez tendo alcançado o entrevistado, o nosso repórter não titubeou e foi logo indagando: “Ei tio, o que o senhor está achando sobre essa situação?”
Após agradecer ao último motorista pela entrevista, Daniel ainda fechou a reportagem devolvendo para quem estava no estúdio, com o famoso “eu volto com vocês aí no estúdio!”
Veja na íntegra, toda a desenvoltura e talento do repórter Difusora mirim:
Orientação e opinião de profissional
Responsável pela reportagem, a jornalista Rita Cardozo conta que, apesar de orientar Daniel, o repórter mirim foi além das dicas e mostrou um talento nato para conduzir como profissional, todas as etapas da matéria.
“Claro, dei algumas orientações sobre como deveria ser abordado o assunto, mas foi muito pouco a instrução. Ele mesmo, com esse seu jeito desenvolvido, com todo esse talento nato, mesmo muito pequeno, conseguiu dar conta do recado e fez um ótimo trabalho”, relatou.
A jornalista disse ainda que o repórter mirim tem tudo para seguir a profissão se assim quiser. “Ele tem todas as características de um repórter. Tem um olhar muito atento, o que contribuiu para essa matéria sair muito bonita e muito bem feita. Disse pra ele brincando, mas agora falo sério, se quiser seguir a profissão, já tem meio caminho andado”, opinou.
Apaixonado por rádio
Antes de mostrar talento para reportagem de TV, Daniel já era um apaixonado por Rádio e um fã de carteirinha da Rádio Difusora FM, especialmente do programa Bom Dia Difusora, apresentado diariamente por Robson Júnior, Wemille Viana e Bial Mendes.
No trajeto de casa para a escola, o pai de Daniel conta que a sintonia na 94.3 é sagrado a pedido do filho.
“Quando ele e a irmã entram no carro, já pedem pra colocar na Difusora FM pra ouvirem o Bom Dia Difusora”, relata o pai de Daniel, Artur Felipe.
E o pequeno futuro jornalista não se contenta apenas em ouvir o programa, ele também participa através de mensagens de áudio, seja denunciando algum problema da comunidade, seja contando como foi ou como está sendo sua manhã.