Uma confusão entre jogadores e arbitragem marcou a partida entre Imperatriz e Maranhão Atlético Club (MAC), neste sábado (5), no estádio Frei Epifânio da Abadia, em Imperatriz. O confronto, que terminou empatado sem gols, foi válido pela 13ª rodada do Campeonato Maranhense.
O tumulto começou quando o árbitro da partida, Maykon Matos Nunes, expulsou o jogador do MAC, Emerson Carvalho. Ao tomar satisfação pela expulsão, o jogador Railson foi empurrado pelo juiz e caiu no gramado, provocando uma investida generalizada dos jogadores atleticanos contra o árbitro.
Clique e participe do nosso canal no Whatsapp
Imagens do jogo mostram o início da confusão, com a aplicação dos cartões e o empurrão de Maykon Matos Nunes em Railson e a posterior tomada de satisfação pelos jogadores do MAC. Homens que faziam a segurança do estádio, entraram em campo para dispersar o tumulto. Veja:
Em nota publicada no seu perfil nas redes sociais, o Maranhão Atlético Club alega que houve duas agressões do juiz contra atletas da equipe. “A primeira agressão aconteceu contra o atleta Dudu, que sofreu um pisão do árbitro Maykon quando estava no chão, aos 32 minutos da etapa complementar. A situação escalou e Maykon agrediu o segundo atleta do Maranhão, Railson, com um empurrão que levou o jogador ao chão”, cita a nota.
Mais confusão
Já nos acréscimos da partida, outra confusão foi registrada envolvendo atletas do MAC e torcedores do Imperatriz. O jogador Railson reclamou que teria sido ofendido por torcedores com palavras de cunho racista. Já o goleiro Jean disse que sofreu xingamentos homofóbicos dos torcedores.
A nota divulgada pelo Maranhão Atlético Clube diz que a diretoria do time vai representar o árbitro junto à Federação Maranhão de Futebol (FMF), e que vai denunciar os torcedores à polícia por racismo e homofobia.
Imperatriz
Em nota divulgada neste domingo (6), o time do Imperatriz disse repudiar qualquer atitude que configure crime de racismo.
“Toda e qualquer manifestação racista deve ser investigada com rigor e punida nos termos da lei. Nos solidarizamos com qualquer atleta ou profissional que tenha sido vítima desse tipo de violência”, destaca a nota.
O time da região Tocantina também repudiou o que definiu como “comportamento antidesportivo da equipe do Maranhão durante a partida”.
Federação Maranhense de Futebol
Ao Portal Difusora News, o presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Antônio Américo disse que a entidade vai aguardar a súmula e o relatório do delegado da partida para proceder com as providências sobre o ocorrido no jogo.
“No que compete à FMF será instaurado pro dimensionamento administrativo e assim que concluído daremos o encaminhamento para autoridade competente (TJD-MA e ou MP) para examinar e tomar as medidas que entender pertinentes”, pontuou.