Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES 2026) conta com mais de 48 mil inscritos para prova em etapa única.
-dezembro 4, 2025
Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES 2026) conta com mais de 48 mil inscritos para prova em etapa única.
Neste domingo (30), será aplicado em diversos municípios do estado o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES), vestibular destinado aos interessados em ingressarem nos cursos de graduação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Este ano, a prova realizada em etapa única conta com 48.063 inscritos. O resultado final está previsto para o dia 29 de janeiro de 2026.
O exame será aplicado nos campi da UEMA e da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul). A prova é formada por questões objetivas de múltipla escolha, além de uma produção textual. Os portões fecham às 13h e os candidatos terão das 13h30 às 18h30 para concluir a prova.
É importante que os participantes não esqueçam de levar alguns itens no dia do exame. Será necessário apresentar documento de identificação original com foto. Outra opção é a de ter no celular o aplicativo oficial de algum documento digital, como o e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital ou Registro Geral (RG) digital.
Os candidatos podem fazer a prova com caneta esferográfica transparente, de tinta azul ou preta. Apesar de não ser obrigatório, a UEMA recomenda que o cartão de confirmação da inscrição esteja impresso e em mãos. É permitida a entrada de garrafas de água transparentes e sem rótulo, além de lanches leves.
Uma novidade para este ano é a ampliação dos cursos disponíveis. Além dos cursos já consolidados, serão preenchidas vagas em 20 novas graduações presenciais, distribuídas em doze campi:
No total, são ofertadas 5.980 vagas para ingresso em 2026, sendo 5.130 para a Uema e 850 para a Uemasul. Um novo sistema de vagas entra em vigor nesta edição do PAES, conforme a Medida Provisória nº 497/2025. Com a novidade, 50% das vagas são reservadas a estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. Metade destas vagas será destinada a candidatos de famílias com renda per capita igual ou inferior a dois salários mínimos.
Também haverá reserva proporcional para candidatos pretos, pardos, indígenas e quilombolas, de acordo com dados do IBGE, incluídos nos 50% destinados a egressos da rede pública. Além disso, serão reservadas 5% das vagas para pessoas com deficiência e 20% das vagas nos cursos de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) e do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) para candidatos negros.