Na comparação entre outubro e o mês anterior, o varejo ampliado registrou crescimento de 1,2%.
-dezembro 12, 2025
Na comparação entre outubro e o mês anterior, o varejo ampliado registrou crescimento de 1,2%.
O Maranhão apresentou crescimento no volume de vendas do comércio varejista, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgada nesta quinta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados mostram que o estado acumulou quatro meses consecutivos de alta no comércio varejista ampliado, que reúne 11 segmentos.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
Na comparação entre outubro e o mês anterior, o varejo ampliado registrou crescimento de 1,2%. O indicador já havia subido 1,7% em junho, 2,3% em julho e 0,1% em setembro. Esse grupo inclui, além das atividades tradicionais do varejo, setores como venda de veículos, motocicletas, materiais de construção e atacado alimentício.
No varejo restrito, que leva em conta a venda de bens não duráveis e semiduráveis — como alimentos, bebidas, roupas, cosméticos, produtos farmacêuticos e itens eletrônicos de menor valor — o estado também apresentou desempenho positivo. O volume de vendas cresceu 0,5% na comparação entre outubro deste ano e o mesmo mês de 2024.
O setor registra alta há cinco meses consecutivos no Maranhão. No acumulado de 2025, em relação a 2024, o crescimento chega a 1,6%. Já na comparação dos últimos 12 meses, o volume de vendas do varejo restrito registra avanço de 1,3%.