Julho, dezembro e janeiro foram os meses com mais pedidos de documentos em períodos de férias.
-janeiro 28, 2026
Julho, dezembro e janeiro foram os meses com mais pedidos de documentos em períodos de férias.
Ao longo de 2025, a 1ª Vara da Infância e Juventude de São Luís liberou 1.625 autorizações para que menores de 16 anos pudessem viajar sozinhos ou com pessoas que não são seus familiares. O detalhe é que todos esses documentos foram entregues digitalmente.
Os meses com mais pedidos foram julho (297), dezembro (229) e janeiro (181), o que mostra o pico de movimentação durante as férias. O serviço é oferecido em quatro pontos de atendimento espalhados pela cidade para facilitar o acesso.
Os postos de atendimento funcionam em locais fixos: Fórum Des. Sarney Costa (Calhau) e Rodoviária de São Luís (8h às 18h, de segunda a sexta); Terminal Ferroviário (Anjo da Guarda) (6h às 8h, nos dias em que o trem de passageiros circula); e Porto da Ponta da Espera (8h às 14h). Para quem vai viajar para fora do país, a orientação é procurar diretamente os cartórios.
Além de autorizar viagens, a Vara também deu alvarás para eventos culturais, como Carnaval (45 documentos) e São João (62 documentos). A equipe ainda fez mais de 40 fiscalizações em festas e shows para checar a presença de crianças e adolescentes. Por fim, a unidade também fez a entrega de alimentos e outros itens para instituições de acolhimento, como “Acolher e Amar” e “Lar de José”, graças a parcerias com empresas locais.