A imunização é direcionada a gestantes a partir da 28ª semana de gestação.
-dezembro 4, 2025
A imunização é direcionada a gestantes a partir da 28ª semana de gestação.
O Ministério da Saúde confirmou que, a partir de dezembro, a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) será disponibilizada gratuitamente pelo SUS para mulheres grávidas, visando proteger recém-nascidos contra a bronquiolite. A imunização é direcionada a gestantes a partir da 28ª semana de gestação.
O primeiro lote com 673 mil doses já está sendo distribuído. O Ministério orienta que as equipes de saúde verifiquem e administrem a dose única (a cada gestação) junto com as vacinas de covid-19 e influenza nas UBS. Enquanto o custo particular pode chegar a R$ 1,5 mil, o acesso via SUS garante a universalidade da prevenção.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
O VSR é o principal causador da bronquiolite em crianças menores de 2 anos. A vacinação materna oferece proteção passiva imediata. Estudos demonstram 81,8% de eficácia na prevenção de doenças respiratórias graves causadas pelo VSR nos bebês nos primeiros 90 dias de vida.
O VSR está por trás de cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias infantis. Dados parciais de 2025 (até 15/11) indicam 43,1 mil casos de SRAG por VSR no Brasil, com 82,5% deles em menores de 2 anos. Como não há tratamento específico para a bronquiolite, a vacinação materna é a estratégia mais eficaz para evitar desfechos graves que exigem suporte de oxigênio e internação.