O jornalismo é uma atividade que exige, prioritariamente, o compromisso com a veracidade dos fatos e a entrega de informação de qualidade ao público. Entre diversos atributos técnicos e intelectuais necessários ao comunicador, o olhar atento para a inovação se mostra uma característica fundamental para a prática do bom jornalismo.
São essas algumas das virtudes que consolidam o Tá Na Hora Maranhão como um telejornal de sucesso na programação do Grupo Difusora. Na noite desta terça-feira (18), completou-se um ano da primeira edição do programa que vai ao ar de segunda a sexta, a partir de 18h30, em formato pioneiro que garante transmissão simultânea na televisão, no rádio e na internet.
Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp
Formato inovador
O modelo multiplataforma foi idealizado por Adalberto Melo, diretor de programação e jornalismo do Grupo Difusora. Entre os desafios na elaboração do Tá Na Hora Maranhão, Adalberto destaca a recepção do público nos diferentes meios de comunicação.
O principal desafio foi a linguagem, adaptar ao rádio a linguagem da TV, tentar um formato que as pessoas não sentissem que era um programa estranho. Esse foi o primeiro e maior desafio.
O processo de adaptação também é um destaque para Marçal Constâncio, diretor do programa. Ele aponta o trabalho em equipe como um elemento fundamental para a superação desse obstáculo.
“Para que o programa esteja nos conformes para que o telespectador, o ouvinte e o internauta sejam privilegiados, eu tenho que estar em contato com todas as pessoas que fazem o Tá Na Hora. Então, o cuidado que eu tenho é estar em contato e falar a mesma língua com toda a equipe, sabendo do que está acontecendo e do que vai acontecer durante o programa”, explicou.
Informação de qualidade
A grande audiência em horário nobre reforça a importância de informações bem apuradas e checadas com várias fontes antes de chegarem ao público. A imprevisibilidade é uma barreira constante nas ruas, mas essa é uma tarefa da qual o Tá Na Hora Maranhão não foge.
A repórter Rita Cardozo acompanha os fatos de perto e destaca o olhar criterioso para as histórias e para as pessoas como um diferencial na atuação da equipe de reportagem:
Há um desafio humano: olhar nos olhos de quem vive a notícia, captar a emoção por trás das palavras e traduzi-la para o público. A rua nos ensina que a informação não está apenas nos números e dados, mas no calor da vida acontecendo diante de nós.
Relevância no estado
Os trabalhos são conduzidos com inteligência e companheirismo. O resultado é a consolidação do Tá Na Hora Maranhão como um dos telejornais mais respeitados no estado. A sintonia da equipe também possibilita a chegada de caras novas que agregam e se adaptam rapidamente.
É o caso de Olavo Sampaio. O apresentador conta que passou a integrar o time de peso com o programa já consolidado, mas busca contribuir para que o crescimento seja uma constante.
“A gente está junto nessa missão e eu acredito que o resultado nós já estamos colhendo, mas no futuro com certeza a meta é uma ampliação maior, uma visibilidade maior e uma coisa que eu sempre digo, uma relevância cada vez maior no nosso estado”, afirmou.
A fala corrobora diretamente com a visão de Léo Felipe, presidente do Grupo Difusora. Em sua opinião, a estrutura do programa, ao fugir da rigidez, garante a quebra de barreiras e a conquista de espaço e relevância:
O Tá Na Hora é desengessado e faz um mergulho, um aprofundamento nos temas, ao mesmo tempo em que aborda e olha a cidade como um todo, olha o estado como um todo, a sociedade como um todo.
É com essa harmonia que o Tá Na Hora Maranhão celebra um ano de trabalho jornalístico competente e frutífero, pautado no compromisso com a entrega de informação de qualidade à sociedade. O programa vai ao ar de segunda a sexta, às 18h30, na TV Difusora, nas rádios Difusora FM (94.3) e Difusora News (93.1) e nas redes do Grupo Difusora.