Portal difusoranews.com

Trabalhadores maranhenses são resgatados em situação de escravidão no Ceará

Um grupo de trabalhadores maranhenses foi resgatado em situação de escravidão quando trabalhavam em um canteiro de obras de construção civil, no município de Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Os resgatados eram das cidades de Pastos Bons, Buriti Bravo, São João dos Patos e Colinas, além do município de Batalha, no Piauí. O trabalho de fiscalização ocorreu entre os últimos dias 21 e 24, mas as informações foram divulgadas nesta segunda-feira (27).

Ao todo, 16 trabalhadores foram localizados e resgatados no canteiro de obras. O resgate foi resultado de uma ação conjunta que envolveu o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Polícia Federal (PF).

Segundo informações dos órgãos responsáveis pela operação, os trabalhadores viviam em alojamentos precários e sem condições mínimas de higiene, alimentação e segurança. Parte deles dormia ao relento, utilizava tampas de embalagens para se alimentar e bebia água diretamente de garrafas plásticas por falta de copos. Também foram constatadas irregularidades nos descontos salariais e na qualidade da alimentação fornecida.

Diante das condições encontradas, o canteiro de obras foi embargado pelos Auditores-Fiscais do Trabalho. Os trabalhadores receberam as verbas rescisórias e os valores descontados indevidamente, além de passagens de retorno para seus municípios de origem, custeadas pela empresa responsável.

Mais lidas

Veja nossas notícias direto do seu Whatsapp

Quer ter acesso a todas as nossas notícias diretamente do seu Whatsapp? Então acesse já o nosso canal!

Entrar no canal

Voltar para o Início

Mais lidas