Trabalhador pode reduzir os juros da dívida original
-dezembro 4, 2025
Trabalhador pode reduzir os juros da dívida original
A partir desta sexta-feira (16), os trabalhadores formais que possuem empréstimos consignados ou crédito pessoal (CDC) poderão renegociar suas dívidas por meio da portabilidade para outro banco que ofereça juros mais baixos. A medida faz parte do programa Crédito do Trabalhador, criado para facilitar o acesso a empréstimos com melhores condições.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
A portabilidade permite que o trabalhador migre a dívida antiga para uma nova instituição financeira habilitada no programa. Com isso, o trabalhador pode reduzir os juros da dívida original e, se ainda tiver margem consignável disponível, até aumentar o valor do novo empréstimo.
Para fazer a troca, é necessário procurar diretamente o banco. Neste momento, a mudança ainda não pode ser feita pela Carteira de Trabalho Digital. No entanto, a partir do dia 6 de julho, será possível trocar todas as dívidas de empréstimos vinculadas ao programa diretamente pela plataforma digital.
Ao migrar para o Crédito do Trabalhador, a dívida antiga é quitada automaticamente, e um novo contrato é firmado com o banco escolhido. Todas as instituições financeiras participantes já têm acesso à lista de trabalhadores com empréstimos consignados ou CDC ativos.
Segundo o governo, a expectativa é que a possibilidade de trocar de banco impulsione ainda mais os empréstimos pelo programa. Em menos de dois meses, já foram liberados R$ 11,3 bilhões em crédito. Desde o início da migração de dívidas em 25 de abril, quando só era possível renegociar com o mesmo banco de origem, o volume emprestado já passa de R$ 3 bilhões.