Seis pontos foram considerados impróprios.
O novo laudo de balneabilidade divulgado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente-SEMA atestou que 16 pontos em praias da Região Metropolitava de São Luís, estão aptas e são consideradas próprias para o banho.
O último monitoramento divulgado foi realizado no período de 25/08 a 22/09, e fez a análise em 22 pontos. O relatório de balneabilidade é a análise da qualidade da água, que determina se é segura para banho ou o contato direto.
O processo envolve monitorar a água em busca de indicadores de contaminação fecal, como bactérias (coliformes), para classificá-la como própria ou imprópria para o uso humano, de acordo com critérios estabelecidos por legislações, como a Resolução CONAMA nº 274/2000 no Brasil.
Os seis laudos impróprios foram detectados na Praia Ponta d’Areia em São Luís ao lado do Espigão Ponta D’ Areia e em frente ao Centro de Atendimento ao Banhista na Praça do Sol; na Praia de São Marcos São Luís em frente a Praça do Pescador, próximo a Barraca do Chef; em frente ao Posto Guarda Vidas dos Bombeiros; em frente ao prédio verde com o Heliporto; em frente à Banca de Jornal da Praça de alimentação da Litorânea.
Os demais pontos como próprios para banho estão distribuídos entre a Praia do Calhau, Praia do Olho d’Água, Praia do Meio São José de Ribamar, Praia do Araçagy São José de Ribamar e Praia do Araçagy Paço do Lumiar.