O Windows 10 continua sendo a versão mais popular entre os usuários do sistema operacional da Microsoft, estando instalada em mais de 70% dos computadores globalmente. Segundo dados mais recentes da plataforma StatCounter, a antiga geração supera o número de instalações do Windows 11.

Conforme o relatório fechado em setembro, com a quantidade de instalações referentes aos últimos 12 meses, o Windows 10 está presente em 71,64% dos PCs com software da Microsoft. Na segunda posição aparece o Windows 11, sendo usado em 23,61% das máquinas.

A análise contempla as demais versões do sistema operacional da Microsoft, com o Windows 7 fechando o pódio, com 3,34% de presença. Windows 8.1 com 0,61% de participação, Windows 8 com 0,35% e o Windows XP com 0,34% fecham a lista.

O levantamento também mostra a participação de cada versão em diferentes regiões e países. No Brasil, o Windows 10 detém 69,08% do mercado, enquanto o Windows 11 surge com 21,35% e o Windows 7 tem 7,01%, seguido pelo Windows XP com 0,9%, curiosamente à frente do Windows 8/8.1.

Melhorias em busca de novos usuários

Além de perder o título de versão do Windows mais popular da atualidade, o Windows 11 apresenta taxa de adoção inferior à da geração passada. Ao completar dois anos, o Windows 10 estava em 32,84% dos PCs em todo o mundo, 10% a mais do que apresenta a versão mais nova, no momento.

Um dos motivos para a baixa adesão pode estar nos requisitos mínimos exigidos para a sua instalação, como a presença de um módulo TPM compatível. Na época da estreia, o software também recebeu críticas pelas mudanças na barra de tarefas e no menu Iniciar.

Por outro lado, a Microsoft tem investido em novas funcionalidades para atrair mais usuários para o Windows 11. Uma das estreias mais recentes é o Copilot, assistente virtual criado em parceria com a OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT.

Com a promessa de transformar a experiência do utilizador, a ferramenta leva a inteligência artificial para diversos serviços e programas do sistema operacional. A nova IA pode ativar recursos, criar resumos de textos, gerar e editar imagens, analisar arquivos e muito mais.

Fonte: Tecmundo

Tags: Microsoft, PCs, Windows 10, Windows 11