A montadora alemã Volkswagen vai apostar mais nos veículos elétricos e anunciou esta semana que vai lançar 30 modelos de veículos movidos a energia elétrica. A empresa, que é a segunda maior montadora do mundo, que está atrás apenas da japonesa Toyota, deve investir US$ 193 bilhões, ou mais de R$ 1 trilhão na cotação atual.
Segundo o jornal The New York Times, o presidente-executivo da Volkswagen, Oliver Blume, disse em coletiva de imprensa que dois terços desse orçamento serão destinados à fabricação de baterias, desenvolvimento de software e fornecimento de matérias-primas essenciais para seus veículos.
A subsidiária da Volkswagen, PowerCo deve construir sua primeira fábrica de células de bateria no Canadá e também vai construir picapes elétricas no estado da Carolina do Sul, nos Estados Unidos.
Além disso, a montadora já está fabricando veículos elétricos ID.4 em sua fábrica em Chattanooga, no Tenesse desde 2022.
A estratégia da Volkswagen é fortificar sua marca nos EUA perante seus concorrentes, assim como quer se tornar mais competitivo na China, os dois país são considerados os mercados mais importantes.
A empresa tem a ambição de que os veículos elétricos representem cerca de 55% das vendas nos EUA até 2030. Neste momento, a empresa segue apostando em veículos a gasolina enquanto trabalha forte para oferecer opções elétricas com preços acessíveis.
“Precisamos nos transformar em um grupo de serviços de tecnologia e mobilidade. Precisamos focar em nossas plataformas, como nosso hardware para veículos elétricos movidos a bateria, uma pilha de software unificada, baterias, mobilidade, direção autônoma.”, disse Arno Antlitz, diretor financeiro da montadora alemã ao The New York Times.
Fonte: SBT News
Tags: veículos elétricos, volkswagen